As empregadas domésticas que trabalham no Brasil, estão conquistando direitos históricos ao longo dos últimos anos, o que é ótimo para a categoria e garante às domésticas uma série de benefícios que garantem a renda a e a seguridade da classe, e um desses direitos é a representação do Salário Empregada Doméstica. O valor do salário das domésticas possui uma tabela nacional, e tabelas estaduais que regulamentam os vencimentos de regionalmente, com valores acima da tabela nacional das domésticas.


Salário Empregada Doméstica
Salário Empregada Doméstica

Confira abaixo as tabelas com os vencimentos das regionais das domésticas:

Salário Empregada Doméstica Nacional

Só para se ter uma ideia, a última conquista das empregadas domésticas foi a famigerada, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das domésticas, a qual, garantiu depois de anos de luta, direitos básicos para essa classe trabalhadora, como hora extra, FGTS e adicional noturno.

A PEC, através da regulamentação da profissão das empregadas domésticas, permitiu que fosse implementado um salário mínimo para domésticas no Brasil, equivalente ao salário mínimo, conforme a tabela abaixo:

Salário Mínimo 2017 para empregada doméstica Nacional
Salário Mínimo 2017 para empregada doméstica Nacional

Salário Empregada Doméstica Estadual

Um ponto interessante a se reparar, quando falamos de salário empregada doméstica, é que ele muda conforme a região do Brasil. Basicamente, as domésticas possuem salário regulamentado a nível estadual em 5 estados Brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – estados onde existe regulamentação de salário mínimo regional. Nesses estados, as empregadas domésticas têm direito a serem remuneradas de acordo com a tabela abaixo.

Nos demais estados brasileiros, onde não existe regulamentação de salário mínimo regional, as domesticas estão sujeitas à tabela do Piso Salarial Nacional, citada acima.

Salário Empregada Doméstica Regional
Salário Empregada Doméstica Regional

Primeiro pois existem diferentes salários mínimos no país, sendo que uma empregada doméstica no Rio de Janeiro vai ganhar no mínimo 953,47 reais, enquanto que uma empregada doméstica em Santa Catarina vai ganhar no mínimo 908,00 reais.

Outro aspecto é a própria diferença social dos locais, nos quais, essas empregadas domesticas trabalham, já que, é lógico que o salário de qualquer trabalhador em São Paulo, incluindo o de uma empregada doméstica.

Cálculo de salário empregadas domésticas

Lembrando que além do aumento dos salários, as empregadas domésticas terão em 2016 direito a diversos benefícios, por isso, é importante saber como fazer os cálculos e os pagamentos desses benefícios, até porque, muitos deles serão pagos para o Governo Federal, por isso, não podem ser atrasados de nenhuma maneira, sobre a ocorrência de multas e juros pesados.

Aqui vai um simples cálculo do salário de uma empregada doméstica, baseado no valor do salário mínimo estabelecido para 2016.

  • 13º salário: Equivalente ao salário líquido da doméstica;
  • Adicional de férias: Adicional de 33% sobre o valor do salário da doméstica durante o período de férias.
  • DAE (Simples Doméstico): R$ 2.559,87
  • Vale-transporte: Na teoria, diria que 8 reais por dia, em média de 4 reais a passagem de ida e volta.

Parte desse dinheiro vai direto para o empregado, como o vale-transporte, O 13º salário e o adicional de férias, enquanto que o DAE é pago para o Governo, o que, irá retribuir a empregada doméstica, apenas quando ela se aposentar.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...